Reflexões

><

Comunhão Espiritual

Oração para comunhão espiritual
.
Meu Jesus, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Amo-te sobre todas as coisas e desejo-te ardentemente, mas já que não posso, agora, receber-te na sagrada eucaristia, vem ao menos em espírito ao meu coração. Abraço-te como se já estivesse em meu peito. Uno-me todo a ti. Não permitais que me separe de ti. Amém
                                                                                         (S. Afonso de Ligório)
.
“Permanecei em mim e eu permanecei em vós” (Jo 15, 4)
.
Com amor acolhemos os casais em segunda união e com amor os evangelizamos sem omitir a verdade do Evangelho Mt 19, 2-9 e do Magistério da Igreja.
.
É necessário esclarecer os fiéis interessados, para que não considerem a sua participação na vida da Igreja reduzida à questão da recepção da Eucaristia.
Os casais em segunda união serão ajudados a aprofundar a sua compreensão do valor da participação no Santo Sacrifício de Cristo na Missa, da Comunhão Espiritual, da oração, da meditação da palavra de Deus, das obras de caridade e de justiça. Enfim, uma obra de oração e serviço.
A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus na Igreja, se realiza pela Eucaristia.
A eucaristia significa o momento da suprema revelação do amor divino de Jesus Cristo e ao mesmo tempo um exemplo a ser seguido.
.
Quando não estamos preparados ou impedidos em receber a Eucaristia sob a espécie de pão na Hóstia Consagrada, devemos praticar a comunhão espiritual.
Quando não se pode ir até ele, pede-se que ele venha até nós.
A comunhão espiritual fará um grande bem, pois na medida em que a pessoa faz essa prática, aumenta a paixão e se cria uma maior intimidade com o Cristo. A comunhão Espiritual é a reserva de vida e de amor Eucarístico, sempre ao alcance da mão para um encontro verdadeiro com Jesus.
.
A Eucaristia nasce do amor e gera amor.
A comunhão cria em nós corações novos, transformados pelo amor, fortalece nossa alma na prática das virtudes.
Nos anima na caminhada para o serviço, a caridade e a penitência.
Vanuza Colombo

><

carta_de_campinas

><

Dia 23 de Outubro de 2009.
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA FAMILIARIS CONSÓRTIO (84)

MontagemPapa

“Juntamente com o Sínodo exorto vivamente os Pastores e toda Comunidade dos Fiéis a ajudar OS DIVORCIADOS, procurando com caridade solícita que eles não se considerem separados da Igreja, podendo, e, melhor, devendo, enquanto batizados, participar na sua vida.

Sejam exortados a ouvir a Palavra de Deus, a freqüentar o Sacrifício da Missa, a perseverar na Oração, a incrementar as obras de caridade e as iniciativas da comunidade a favor da Justiça, a educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorarem, dia a dia, a Graça de Deus.

REZE POR ELES A IGREJA, ENCORAJE-OS, MOSTRE-SE MÃE MISERICORDIOSA, E SUSTENTE-OS NA FÉ E NA ESPERANÇA”.

Apelo do Papa João Paulo II em Roma

Outubro de 1980

><

Dia 09 de Outubro de 2009.
Oração para Comunhão Espiritual
(Orações de Poder III – Editora Raboni)

orações de poder III

Meu Jesus, eu creio que estais presentes no Santíssimo Sacramento.

Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por vós.

Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-me Convosco como se já estivésseis comigo; uno-me convosco inteiramente.

Ah! Não permitais que torne a separar-me de Vós!

Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, vulnerai e inflamai o meu coração, a fim de que esteja abrasado em Vosso amor para sempre.

Amém.

><

Dia 25 de Setembro de 2009.
Podem comungar os divorciados que voltaram a se casar?

image150CE

Os membros da Congregação para a Doutrina da Fé, em uma carta a todos os bispos do mundo datada de 14 de outubro de 1994 diz :

“A crença errônea que tem uma pessoa divorciada e novamente casada, de poder receber a Eucaristia normalmente, presume que a consciência pessoal é levada em conta na análise final, de que, baseado em suas próprias convicções existiu ou não existiu um matrimônio anterior e o valor de uma nova união. Esta posição é inaceitável. O matrimônio, de fato, porque é a imagem da relação de Cristo e sua Igreja assim como um fator importante na vida da sociedade civil, é basicamente uma realidade pública.”

Com este documento a Santa Sede afirma a contínua teologia e disciplina da Igreja Católica, de que aqueles que se divorciaram e voltaram a casar sem um Decreto de Nulidade, para o primeiro matrimônio (indistintamente se foi realizado dentro ou fora da Igreja), se encontra em uma relação de adultério, que não lhe permite arrender-se honestamente, para receber a absolvição de seus pecados e receber a Santa Comunhão. Até que se resolva a irregularidade matrimonial pelo Tribunal dos Processos Matrimoniais, ou outros procedimentos que se aplicam aos matrimônios dos não batizados, não podem aproximar-se aos Sacramentos da Penitênica nem à Eucaristia-.

Como menciona o Papa João Paulo II no documento da Reconciliação e a Eucaristia, a Igreja deseja que estes casais participem da vida da Igreja até onde lhes forem possível (e esta participação na Missa, adoração Eucarística, devoções eoutros serão de grande ajuda espiritual para eles) enquanto trabalham para conseguir a completa participação sacramental.

Só poderiam comungar se, evitado o escândalo e recebida a absolvisão sacramental, se comprometam a viver em plena continência, disse a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé.

No discurso do Papa João Paulo II no encerramento do Sínodo celebrado em Roma em outubro de 1980, disse que a Igreja deveria mante a de não admitir à comunhão eucarística ao divorciados que voltaram a casar. A não ser quando não possam se separar, prometam viver em total continência, sempre que não seja motivo de escândalo. Em todo caso, acrescenta o Papa, devem perseverar na oração para conseguir a graça da conversão e da salvação. Entretanto isto não acarreta que não possam batizar a seus filhos. Deve-se estudar cada caso e ver que possibilidades oferecem de educar na fé católica a seus filhos.

Por outro lado as pessoas casadas só no civil e divorciadas podem comungar. O divórcio civil não é um obstáculo para receber a comunhão. Por ser um ato civil, tudo o que faz, é conseguir um acordo sobre o resultados civis e legais do matrimônio (distribuição das propriedades, custódia dos filhos, etc).

><

Dia 11 de Setembro de 2009.
Assembléia na carpintaria

vo

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

“Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.

><

Anúncios

Responses

  1. hello my beautiful world
    hello everyone on this place!
    i am Kate

    Olá meu lindo mundo
    Olá a todos sobre este lugar!
    Meu nome é Kate

    • May the peace of Christ be with you!
      It’s great to have her with us. May God bless you and your entire family.

      Missionary couples 17/12/2011

      Olá Kate,

      Que a paz de Cristo esteja com você!
      É muito bom tê-la conosco. Que Deus abençoe você e toda sua família.

      Casais Missionários 17/12/2011


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: